Saúde

SP espera envio de vacinas da Pfizer para reduzir intervalo entre doses

Governo de SP diz que vai seguir recomendação de reduzir intervalo de vacinas da Pfizer
Denis Balibouse/Reuters

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o estado aguarda o envio de novas doses da vacina da Pfizer para diminuir o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose. “O governo vai seguir a recomendação de diminuir o intervalo entre as doses da vacina como estabelece o próprio fabricante da vacina.”

Leia também
  • Brasil pode ter nova onda de covid entre abril e setembro de 2022

  • Ministério prioriza vacinação de adultos e reduz intervalo da Pfizer

  • Covid: capitais já vacinam adolescentes; SP aplica dose em jovens com comorbidade

Na manhã desta quarta-feira (18), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga confirmou em entrevista coletiva à imprensa, que o atual momento da pandemia permite que o Brasil diminua o intervalo entre as doses da vacina Pfizer, a partir de setembro, quando a população acima dos 18 anos terminar de receber a primeira dose da vacina.

“Conseguimos alterar o intervalo das doses da Pfizer. A bula autoriza 21 dias de intervalo, assim conseguiremos completar mais rapidamente. Estamos em uma situação epidemiológica mais tranquila. Não estamos comemorando, porque a média de mortes ainda é alta. Mas já tivemos números maiores. Mas, as políticas públicas estão melhorando a situação da pandemia”, afirmou Queiroga.

A coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula, ressaltou que para vacinar todos os adolescentes, o estado precisa receber as doses do imunizante do Ministério da Saúde. “Solicitamos ao PNI que a 2ª dose possa ser enviada para que possamos aplicar. Estamos revendo todos os estudos e cada entrega para que possamos antecipar a vacinação”, disse.

O coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, disse que com mais de 90% da população já imunizada com a 1ª dose é preciso antecipar a 2ª dose. “Nesse momento em que toda a população acima de 18 anos já recebeu a 1ª dose, a 2ª dose possa ser acelerada, isso vale para a Pfizer e Atrazeneca. O problema é que tenhamos essas vacinas para nos antecipar. O Ministério da Saúde deve ter todo o esforço para enviar as vacinas aos estados”, disse ele.

Veja também
  • Em SP, máscaras contra covid serão obrigatórias até 31 de dezembro

    São Paulo

    Em SP, máscaras contra covid serão obrigatórias até 31 de dezembro

  • Anvisa autoriza mudança na pesquisa da vacina ButanVac

    Saúde

    Anvisa autoriza mudança na pesquisa da vacina ButanVac

  • Butantan libera mais 2 mi de doses da CoronaVac a Ministério da Saúde

    São Paulo

    Butantan libera mais 2 mi de doses da CoronaVac a Ministério da Saúde

Durante a coletiva, o governador Doria oficializou a transformação do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus para o Comitê Científico de Covid-19. O grupo, que tinha a participação de 21 membros, será composto por nove cientistas e coordenado por Paulo Menezes e João Gabbardo. 

O secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que o Estado tem uma taxa de internação de 42,10% no Estado e de 40,36% na Grande São Paulo. Na comparação entre as últimas semanas epidemiológicas, foi registrada uma queda de 9% nos casos, de 4,3% nas internações e um acréscimo de 10% nos óbitos. 

Em relação a ocupação de leitos de UTI Covid, Gorinchteyn afirmou que houve uma queda de 34,3% em relação ao mês de julho de 2020, quando ocorreu o primeiro pico da pandemia no país. 

Fonte: Saúde R7

Botão Voltar ao topo