Saúde

Rio autoriza eventos teste com 5 mil pessoas sem uso de máscara 

Prefeitura autoriza eventos com 5 mil pessoas sem máscara
Reprodução/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio autorizou, nesta quarta-feira (22), a realização de eventos teste para 5 mil pessoas sem a obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social. Segundo a administração municipal, a exigência para o público é o teste negativo e o comprovante de vacinação.

No Diário Oficial desta quinta-feira (23), a Prefeitura informa que as medidas de proteção para os eventos são adicionais e que liberações progressivas devem observar o cenário epidemiológico da cidade.

Essa liberação ocorre em meio a menor taxa de ocupação de leitos destinados à covid-19 desde o início da pandemia, com 53%. O dado foi divulgado nesta manhã, pelo secretário municipal de Saúde.

De acordo com Daniel Soranz, isto é resultado da imunização dos cariocas. “São evidentes os efeitos da vacinação, com 66% dos adultos totalmente vacinados”, declarou pelas redes sociais. 

A realização de eventos teste faz parte da nova fase de flexibilização da capital, iniciada nesta terça (21). Dentre as flexibilizações, também está a autorização de eventos em locais abertos para até 500 pessoas. Além disso, ginásios e estádios de futebol poderão receber o público, desde que se comprove o esquema vacinal completo. 

Vacinação

Hoje, a vacinação contra o coronavírus é destinada às meninas de 13 anos de idade, adolescentes com 14 anos ou mais e à dose de reforço dos idosos a partir dos 86 anos. Além destes, também recebem as doses as pessoas com alto grau de imunossupressão com 40 anos ou mais e aqueles com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 28 de fevereiro.

Leia também
  • Rio: idosos que tomaram 2ª dose até 28/2 podem receber reforço

  • Covid: Curitiba faz repescagem da 1ª dose. Veja mais capitais

  • Prefeitura do Rio decreta ampliação da malha de ciclovias na cidade

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o intervalo mínimo entre a aplicação das doses ou dose única e a de reforço é de três meses para idosos e 28 dias para pessoas com alto grau de imunossupressão.

Os cariocas com alto grau de imunossupressão devem apresentar comprovante. 

É possível acompanhar a evolução dos números da covid-19 pelo painel disponibilizado pela prefeitura.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Fonte: Saúde R7

Botão Voltar ao topo