Saúde

Covid: uma em cada quatro pessoas não se vacinou nas Américas

Américas enfrentam maior desigualdade de vacinação entre continentes
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil – 22.01.2022

Uma em cada quatro pessoas ainda não recebeu uma única dose da vacina contra a Covid-19 nas Américas, onde os contágios e os óbitos pela doença continuam crescendo, alertou nesta quarta-feira (2) a Opas (Organização Pan-americana da Saúde).

Os indíces são mais baixos na América Latina e no Caribe, onde 63% dos habitantes não foram vacinados contra a Covid-19. A região se mantém como a mais desigual do mundo no acesso aos imunizantes, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, durante uma coletiva de imprensa virtual.

Embora 14 países e territórios tenham imunizado completamente 70% da sua população, outros ainda precisam proteger 40%, acrescentou. Nos países de renda baixa e média, “mais de 54% das pessoas ainda não receberam uma única vacina contra a Covid-19”, afirmou Etienne.

Veja também
  • Rússia descarta restrições apesar da explosão de casos de Covid

    Internacional

    Rússia descarta restrições apesar da explosão de casos de Covid

  • França suspende obrigação do uso de máscara ao ar livre

    Internacional

    França suspende obrigação do uso de máscara ao ar livre

  • Pequim registra recorde de casos de Covid-19 a poucos dias do início das Olimpíadas de Inverno

    Lance

    Pequim registra recorde de casos de Covid-19 a poucos dias do início das Olimpíadas de Inverno

Enquanto isso, as infecções e as mortes por Covid-19 estão aumentando. Na semana passada, foram registrados mais de 7 milhões de novos casos e mais de 34 mil mortes relacionadas ao vírus.

Os óbitos aumentaram pela quarta semana consecutiva em todas as sub-regiões, com uma alta de quase 33% em relação aos sete dias anteriores. No Caribe, as mortes mais que dobraram em Cuba, Bahamas e Antígua e Barbuda. 

Em outras ilhas, como Martinica e Guadalupe, o vírus se espalha rapidamente entre os jovens e os não vacinados, e na América do Sul, Chile e Brasil registraram recordes de casos diários.

A Opas pede aos países que compilem dados sobre a vacinação por idade, sexo e grupo de risco e os informem porque constatou brechas preocupantes naqueles que já os transmitem. Nos Estados Unidos e Anguila, território britânico ultramarino no Caribe, por exemplo, a vacinação nos idosos é menor do que nos mais jovens, apesar destes últimos correrem menos riscos de adoecer.

Leia também
  • Grupo judaico pede que editora não venda novo livro sobre Anne Frank

  • Passagem de iate de Bezos obriga desmontagem de ponte histórica

  • Ataque a mercado deixa ao menos nove mortos na Síria

Prevê-se um aumento no fornecimento de vacinas este ano, graças às doações de Estados Unidos, Espanha, Canadá, Alemanha, França e outros países, que totalizam 26 milhões de doses.

O Fundo Rotatório da Opas, que até o momento entregou quase 100 milhões de doses, prevê obter outras 200 milhões este ano.

Fonte: Saúde R7

Botão Voltar ao topo