Câmara dos Deputados aprova PEC que amplia imunidade tributária de igrejas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (28) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia a imunidade tributária de igrejas, permitindo a elas pagar menos impostos. A votação ocorreu em dois turnos: no primeiro, 385 deputados votaram a favor e 93 contra, com sete abstenções; no segundo, 368 a favor, 96 contra e novamente sete abstenções.
A proposta, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), vinculado à Igreja Universal, agora será enviada ao Senado. A PEC insere um dispositivo na Constituição que garante a imunidade tributária atualmente assegurada apenas a entidades religiosas e templos de qualquer culto sobre patrimônio e renda, estendendo-a para a compra de itens de consumo necessários à instalação, manutenção e funcionamento dessas entidades.
Com isso, as igrejas poderão deixar de pagar impostos sobre a aquisição de materiais como cimentos, tijolos, tintas e outros insumos utilizados para a construção e ampliação de templos, além de equipamentos como microfones e até veículos utilizados nas atividades religiosas. As implicações dessa mudança podem gerar um impacto significativo nas finanças dessas instituições. Fonte:g1




