Lula apresenta projeto de lei Antifacção ao Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, nesta terça-feira (4), que enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei Antifacção. Este projeto faz parte de um pacote mais abrangente que inclui a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança. A PEC tem como objetivos modernizar e integrar as forças policiais do Brasil, além de incorporar as Guardas Municipais e assegurar recursos permanentes para estados e municípios.
“Essas iniciativas são fundamentais para completar o ciclo da segurança: investigação mais eficaz, integração institucional e uma base legal robusta – uma combinação essencial para enfrentar o crime no Brasil”, comentou o presidente.
Lula também destacou os resultados obtidos com as ações federais desde 2023, ressaltando que o governo conseguiu retirar R$ 19,8 bilhões das mãos de organizações criminosas, um feito considerado o “maior prejuízo já imposto ao crime” no país. O presidente ainda citou um aumento significativo nas operações da Polícia Federal (PF), que teve um incremento de 80% em suas atividades desde 2022, passando de 1.875 para 3.393 em 2024, com 2.922 operações já registradas em 2025 até outubro.
Nas rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a apreensão de 850 toneladas de drogas em 2024, um número que constitui um recorde. O governo brasileiro está focado em desmantelar o tráfico de drogas e o crime organizado por meio de maior inteligência e colaboração entre as forças de segurança. Fonte:bahia




