Saúde

Lojistas de BH se posicionam contra possível fechamento do comércio

Lojistas acreditam que setor não suportará outro fechamento
Reprodução / Record TV Minas

Entidades do setor econômico de Belo Horizonte apresentaram, nesta segunda-feira (24), um manifesto contra possíveis restrições das atividades comerciais na capital mineira.

A possibilidade foi levantada pelo secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, na última sexta-feira (21), devido ao aumento de casos de Covid-19. A prefeitura, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre o assunto.

O documento foi assinado por representantes de 17 instituições. O tento também reivindica à prefeitura outras alternativas para conter o avanço da variante Ômicron.

“Discutimos aqui hoje sobre a fala do Secretário Dr. Jackson na sexta-feira sobre essa possibilidade, mas também discutimos que, o prefeito Alexandre Kalil, em declaração no dia 14, também falou que se precisasse aumentar para mil leitos, aumentaria”, afirmou o presidente da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte), Marcelo de Souza e Silva, um dos signatários da carta.

“É isso que nós precisamos, um planejamento melhor da Prefeitura de Belo Horizonte para combatermos esses casos da Ômicron e da Influenza e que não tenhamos o comércio e os serviços fechados novamente”, completou Silva.

Veja também
  • Covid-19: Número de casos de Ômicron em MG aumenta para 138

    Minas Gerais

    Covid-19: Número de casos de Ômicron em MG aumenta para 138

  • Covid: MG registra mais de 27 mil casos em 24 horas e bate recorde

    Minas Gerais

    Covid: MG registra mais de 27 mil casos em 24 horas e bate recorde

  • BH tem 8 novos casos de Ômicron e declara transmissão comunitária

    Minas Gerais

    BH tem 8 novos casos de Ômicron e declara transmissão comunitária

Em nota, a CDL/BH argumentou que Belo Horizonte é a cidade onde o comércio ficou mais tempo fechado ao longo de 2020 e 2021. “O setor não suportará um novo fechamento ou redução do horário das atividades”, diz o texto.

“Na semana passada, a PBH divulgou que mais de 80% dos casos de internação na capital mineira são de pessoas que não se vacinaram. É mais um fato que comprova claramente que não é o comércio aberto que está provocando o aumento do número de casos, até mesmo porque, após a reabertura do comércio em abril de 2021, os índices só reduziram até o início deste ano”, declararam os lojistas.

Diante o cenário, o presidente da CDL/BH afirmou que uma alternativa para a redução das atividades comerciais seria a realização de campanhas de conscientização.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, na sexta-feira (21), 84.6% dos leitos de UTI específicos para Covid-19 da capital estão ocupados. Já os leitos de enfermaria têm ocupação de 83.7% . Ambos os índices se encontram no vermelho. Além disso, entre os dois últimos boletins, a taxa de transmissão do coronavírus, conhecida como RT, subiu de 1,18 para 1,19.

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que, até o momento da reportagem, não recebeu oficialmente a carta.

Veja a lista de instituições que assinaram o manifesto:

ABIHMG – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes  

ACMINAS – Associação Comercial do Estado de Minas Gerais

AMEM – Associação Mineira das Empresas de Moda

Associação de Comerciantes do Hipercentro

ASSOVEMG – Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais

CDL/BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte

CMI-SECOVI/MG – Câmara do Mercado Imobiliário

FECEMG – Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais

Galeria do Ouvidor

MINASPETRO – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados

SENAGIC/MG – Sindicato dos Estabelecimentos de Natação, Ginástica, Recreação e Cultura Física de Minas Gerais

SINCATEVA BH – Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte

SINCOEMG – Sindicato dos Lotéricos de Minas Gerais

SINCOPEÇAS BH – Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios de Belo Horizonte

SINDBELEZA MG – Sindicato dos Barbeiros e Cabeleireiros e Institutos de Beleza e Similares

SINDLOC-MG – Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais

*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento

Fonte: Saúde R7

Botão Voltar ao topo