DF terá salto no número de casos de Covid-19 nos próximos 45 dias

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil – 19.06.2021
O Distrito Federal se prepara para um grande aumento de casos de Covid-19 nos próximos 45 dias. É o que informou a Secretaria de Saúde na tarde desta quinta-feira (6). O motivo é a variante Ômicron, de alta transmissibilidade. Isso explica a alta nos testes positivos de Covid nos postos de testagem do governo, que saltaram de 5% do total na semana de Natal para cerca de 24% nesta primeira semana de janeiro.
Veja também
-
Saúde
Brasil registra 128 mortes e 35.826 novos casos em 24h
-
Brasília
Senadores querem ouvir Queiroga sobre vacinação de crianças
-
Brasília
Anvisa incentiva vacinação e diz que benefícios superam riscos
De acordo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Damasceno, o governo continuará a estimular a testagem da população. A intenção, conforme explicou ele, é manter os doentes em casa para frear o aumento no número de casos. Ainda assim, Damasceno afirmou que, se for necessário, a pasta vai remobilizar leitos de UTI para atender os mais graves.
Com a vacinação, a expectativa é que o aumento acentuado no número de casos não venha acompanhado de uma grande mortalidade. A expectativa é que os contaminados apresentem sintomas leves, mesmo com a notícia do aumento esperado e a alta na taxa de transmissão da Covid-19, que atingiu 1,45. A taxa acima de 1 indica o risco de a pandemia sair de controle.
Leia também
-
Covid: taxa de transmissão do DF é a maior em quase 10 meses
-
Brasil registra a primeira morte pela variante Ômicron
-
Em 2 dias, 20% de 1,5 mil testados deram positivo para Covid-19 no DF
Um indicador de 1,45 significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 145, maior número desde outubro de 2020, quando começou a série. A alta já era indicada nesta quarta (5), quando a taxa chegou a 1,27.
Outro indicador de alta na transmissão é o resultado dos testes de Covid-19 nos pontos de coleta do governo. Entre segunda (3) e terça-feira (4), técnicos da Secretaria de Saúde fizeram 1.563 exames. Desses, 325 deram positivo para o vírus — ou um a cada cinco realizados na Rodoviária do Plano Piloto, no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente JK e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 1, na 612 Sul, e 2, na 114/115 Norte.
Só no aeroporto, conforme o R7 havia divulgado, entre 27 de dezembro e 3 de janeiro, foram feitos 151 testes. Desse total, 40 pessoas, mais de um quarto dos testados, apresentaram resultado positivo para Covid 19, sendo 36 passageiros e quatro funcionários do terminal aéreo.
A Secretaria de Saúde do DF informou que os postos para ampla testagem da população funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, para pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tiveram contato com contaminados, mesmo que tenham o esquema vacinal completo. Quem teve contato com pessoas com a doença deve esperar cinco dias para fazer o teste.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu cancelar as festividades públicas e privadas de Carnaval. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (6). O motivo é o aumento no número de casos de Covid-19 no DF e, também, dos casos de influenza.
Fonte: Saúde R7




