Saúde

Contágios e mortes por Covid no mundo caem 20% em uma semana

Bertha WANG / AFP
Bertha Wang/AFP – 09.01.2022

O número de casos de Covid em todo o mundo caiu 21% na última semana, para 4,5 milhões, e o de mortes recuou 20%, para 15 mil, disse nesta quinta-feira (28) a OMS (Organização Mundial da Saúde), que apesar dos bons números reiterou a importância de manter o alerta em relação à pandemia.

Os contágios detectados de 18 a 24 de abril representam o menor número semanal nos últimos quatro meses e significam que o patamar de casos voltou ao anterior à onda ligada à variante Ômicron do coronavírus, na qual mais de 20 milhões de ocorrências por semana foram relatadas em janeiro.

Entretanto, a organização pede que a estatística, refletida em seu relatório epidemiológico semanal, seja analisada com cautela, pois muitos países reduziram drasticamente os testes diante de um aumento de infecções leves e assintomáticas.

Veja também
  • Nenhuma criança ou adolescente morreu por causa da vacina contra Covid, diz Ministério da Saúde

    Brasília

    Nenhuma criança ou adolescente morreu por causa da vacina contra Covid, diz Ministério da Saúde

  • Quais são os desafios para a China no confinamento de Xangai?

    Internacional

    Quais são os desafios para a China no confinamento de Xangai?

  • Epidemiologista da Casa Branca diz que EUA saíram da pandemia

    Internacional

    Epidemiologista da Casa Branca diz que EUA saíram da pandemia

Cerca de 99,7% dos casos testados em laboratório nos últimos 30 dias foram ligados à variante Ômicron, dominante globalmente desde o final de 2021 e geralmente associada a formas mais brandas de Covid, mas a OMS permanece em alerta para a possibilidade de o coronavírus evoluir para mutações mais perigosas.

“Recomendamos manter uma forte vigilância do Sars-CoV-2 durante o restante da fase aguda da pandemia”, informou no relatório a organização, sediada em Genebra.

Desde o início da pandemia, há mais de dois anos, foram registrados 508 milhões de casos e 6,2 milhões de mortes em todo o mundo.

Fonte: Saúde R7

Botão Voltar ao topo