Saúde

Consumo de adoçantes artificiais está associado a um declínio cognitivo mais rápido, alerta estudo da USP

Um estudo inédito da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o consumo elevado de adoçantes artificiais pode acelerar o declínio cognitivo, equivalente a 1,6 anos de envelhecimento. Publicado na revista científica Neurology, a pesquisa liderada pela médica Claudia Kimie Suemoto, professora de geriatria da USP, analisou 12.772 adultos brasileiros ao longo de oito anos. Os participantes foram divididos em grupos com base na quantidade de adoçantes consumidos diariamente, e aqueles que ingeriram maiores quantidades apresentaram um declínio cognitivo 62% mais rápido em comparação com os de menor consumo. Os resultados também mostraram que o declínio da fluência verbal e da memória foi mais acentuado nos maiores consumidores de adoçantes, especialmente aspartame, sacarina, acessulfame-K, eritritol, sorbitol e xilitol. Fonte:Infomoney

Botão Voltar ao topo