Brasil

Brasil melhora desempenho escolar no ensino médio entre 2022 e 2025

Os dados sobre o desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública brasileira mostraram um avanço significativo entre 2022 e 2025. O índice de reprovação caiu 62%, o abandono teve uma redução de 61% e o atraso escolar foi diminuído em 28%. Durante o mesmo período, a taxa de aprovação aumentou em 11%. Essas informações foram divulgadas na última sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) e fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Inep.

O Ministério atribui essa evolução à implementação de vários programas estruturantes desde 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O programa Pés-de-Meia, criado em 2024, também teve um papel importante, beneficiando 7,2 milhões de estudantes com incentivos financeiros para frequência e aproveitamento nas aulas, além de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, o percentual de matrículas na educação em tempo integral aumentou de 15,1% em 2021 para 25,8% em 2025, abrangendo 8,8 milhões de jovens. Essa abordagem permite que os alunos permaneçam nas instituições por, no mínimo, sete horas diárias, ampliando suas oportunidades de aprendizagem e atingindo, pela primeira vez, a meta do Plano Nacional de Educação. Fonte:bahianoticias

Botão Voltar ao topo