Trisal é reconhecido judicialmente em Jataí como união estável

A Justiça de Jataí, em Goiás, fez história ao reconhecer a união estável de um trisal formado por três homens. Túlio Adriano Marques, Wellington Ferreira da Costa e Lucas Santana Delgado viveram juntos por cinco anos antes da decisão, que foi publicada na sexta-feira (7).
A juíza Sabrina Rampazzo de Oliveira, responsável pelo caso no 6º Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Jataí, enfatizou que os três homens apresentaram uma convivência pública e duradoura, com o objetivo de formar uma família. A relação teve início em 2019, quando Túlio e Wellington, que já estavam juntos desde 2014, decidiram incluir Lucas na sua dinâmica amorosa.
O pedido de reconhecimento da união estável foi protocolado pelo Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal de Jataí (NPJ-UFJ). A magistrada afirmou que todos os parceiros expressaram livremente o desejo de ter o vínculo legalizado, sob o regime da comunhão parcial de bens, o que significa que os efeitos legais retroagem ao início da relação.
Essa decisão é pioneira em Goiás, uma vez que a união estável em relacionamentos poliamorosos não é oficialmente reconhecida no Brasil. No entanto, aqueles que desejam formalizar sua convivência têm a opção de buscar reconhecimento por meio da Justiça. Fonte:correiobraziliense




