STF decreta perda de mandato de Carla Zambelli e exige posse de suplente em 48 horas

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a perda de mandato da ex-deputada Carla Zambelli, que agora deverá ser substituída por Missionário José Olímpio, do PL de São Paulo. A decisão, de responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, estabeleceu um prazo de 48 horas para que o presidente da Câmara, Hugo Motta, proceda com a posse do novo parlamentar.
Na noite de quarta-feira, Motta desconsiderou essa determinação e chegou a colocar em votação a cassação de Zambelli. No entanto, a decisão do STF previa apenas a publicação de um ato retirando formalmente o mandato da parlamentar, que foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado.
Atualmente, Carla Zambelli encontra-se presa na Itália, para onde fugiu na esperança de evitar as consequências legais enfrentadas no Brasil. Sua situação eleitoral gerou intenso debate, especialmente devido ao contexto político polarizado do país.
As repercussões dessa decisão do STF devem ser observadas atentamente, uma vez que envolvem questões sobre a imunidade parlamentar e os limites das ações da Câmara em relação a decisões judiciais. Fonte:abril