Saúde

Sintomas do Tinnitus: O que o zumbido no ouvido pode indicar?

Muitas pessoas desconsideram o zumbido repentino no ouvido, mas esse sintoma pode ter uma importância maior do que imagina. Conhecido como tinnitus, esse apito pode indicar tanto fatores simples como cansaço até problemas mais complexos no sistema auditivo que exigem atenção médica.

O zumbido no ouvido acontece devido a uma estimulação anormal no sistema auditivo, provocando um som interno que apenas a pessoa afetada consegue ouvir. Esse ruído pode ser contínuo ou ocasional, apresentando uma diversidade de intensidades, que vai de um leve incômodo a um som alto e persistente.

Na maioria dos casos, o tinnitus é temporário, relacionado a estresse, exposição à ruídos altos ou ao acúmulo de cera. Contudo, quando o apito ocorre de forma frequente, pode ser um sinal de perda auditiva inicial. As causas do zumbido são variadas, dentre as mais comuns estão: exposição a barulhos intensos, certas medicações e problemas auditivos.

Nem todo zumbido é inofensivo. Caso a sensação de apito ocorra frequentemente, com longos períodos ou acompanhada de tontura e perda de equilíbrio, é imprescindível consultar um otorrinolaringologista. Fatores simples, como evitar ambientes ruidosos e utilizar técnicas de relaxamento, podem ajudar a aliviar o incômodo. Fonte:tupi

Botão Voltar ao topo