Sete pessoas intoxicadas por bebidas adulteradas em Ribeira do Pombal

Sete pessoas foram confirmadas como intoxicadas por metanol em Ribeira do Pombal, na Bahia, após consumirem bebidas de origem duvidosa. O caso ganhou repercussão após uma das vítimas falecer. As intoxicações estão relacionadas a uma festa de noivado que ocorreu no dia 28 de outubro, onde um coquetel com vodka adquirida em um depósito local foi servido. Uma outra pessoa se intoxicou ao consumir uma bebida comprada no mesmo estabelecimento um dia antes da festa.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a situação foi monitorada em colaboração com o Ministério da Saúde e outras Vigilâncias locais para a proteção da saúde pública. Entre as vítimas, uma se encontra em estado grave e entubada, enquanto outras seguem em tratamento.
A Anvisa emitiu orientações à população, enfatizando a importância de verificar a procedência das bebidas consumidas e alertando sobre os riscos associados ao consumo de produtos vendidos informalmente, sem rótulo ou lacre de segurança. As pessoas devem desconfiar de preços muito baixos e verificar a regularidade dos estabelecimentos de onde compram.
Para tratar os casos de intoxicação, o Ministério da Saúde enviou 100 unidades de fomepizol para a Bahia, que é um antídoto recomendado para o tratamento desse tipo de intoxicação. Fonte:portalalerta




