Semaglutida pode reduzir risco cardiovascular independentemente da perda de peso

Um estudo conduzido pela Universidade College London e publicado na revista The Lancet revela que a semaglutida, presente em medicamentos como Ozempic e Wegovy, pode ser eficaz na prevenção de ataques cardíacos e eventos cardíacos graves. Pesquisas anteriores já apontavam que o Wegovy poderia diminuir em 37% o risco de morte cardiovascular em apenas três meses em pessoas com sobrepeso, obesidade e problemas cardíacos, mesmo sem histórico de diabetes.
No estudo em questão, 17.604 indivíduos com 45 anos ou mais, sobrepeso e doenças cardiovasculares, foram divididos aleatoriamente entre injeções semanais de semaglutida e placebo. Os resultados mostraram que a redução de eventos adversos cardíacos foi semelhante entre os participantes independentemente do peso inicial, inclusive aqueles com um IMC marginalmente acima do normal.
Os pesquisadores identificaram uma ligação entre a diminuição da circunferência da cintura e os benefícios para a saúde do coração, sendo que a redução da gordura abdominal contribuiu com um terço do efeito positivo do medicamento. O autor principal, professor John Deanfield, destacou que a gordura abdominal é um fator de risco maior para a saúde cardiovascular.
Ainda assim, os especialistas alertam que os benefícios do uso da semaglutida devem ser considerados em equilíbrio com os possíveis efeitos colaterais e que o medicamento também pode melhorar a saúde vascular e reduzir a inflamação. Fonte:bahianoticias




