Brasil

PF desarticula esquema de fraude no INSS e prende filho do “Careca do INSS”

Em uma operação impactante, a Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (18/12), Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. A ação faz parte da nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um vasto esquema de fraudes em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revelado inicialmente pelo Metrópoles.

Além de Romeu, o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal, foi exonerado e agora enfrenta prisão domiciliar. A operação também mirou o senador Weverton Rocha (PDT-MA), com busca em sua residência, onde foram apreendidos carros de luxo, armas, dinheiro e joias. A PF executou 52 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão em estados como São Paulo, Paraíba e Minas Gerais.

As investigações indicam que a organização criminosa estava dividida em núcleos para captar dados e inserir informações falsas em sistemas do INSS. Os prejuízos causados aos aposentados, que tinham valores descontados sem autorização, implicaram um impacto político significativo, resultando na demissão do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.

O governo anunciou a devolução dos valores indevidamente descontados e as investigações continuam em andamento para recuperar recursos desviados. Fonte:metropoles

Botão Voltar ao topo