OMS: 62% dos casos da Ômicron estão na África do Sul e Botsuana

Kim Ludbrook/EFE
A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta quinta-feira (2) que África do Sul e Botsuana acumulam, até o momento, 62% dos casos da variante Ômicron do novo coronavírus registrados em todo o planeta.
De acordo com balanço mais recente divulgado pelo escritório da agência na África, foram notificados 172 positivos no território sul-africano e 19 em Botsuana. A OMS África, contudo, fez questão de ressaltar, em comunicado, que os governos dos dois países estão “redobrando as medidas para detectar e controlar” a propagação da nova variante.
Até o momento, outros dois países africanos também confirmaram casos da Ômicron: Nigéria, com três, e Gana, com número indeterminado.
Em todo o planeta, segundo a OMS, mais de 20 países informaram a detecção da variante, que teve a descoberta anunciada uma semana atrás por pesquisadores e autoridades da África do Sul.
“A detecção e a notificação oportuna da nova variante, por Botsuana e África do Sul, fizeram com que o mundo ganhasse tempo”, afirmou a diretora regional da OMS para o continente, Matshidiso Moeti.
Leia também
-
Anvisa pede informações sobre impacto da Ômicron nas vacinas
-
Glaxo diz que seu tratamento com anticorpos é eficaz contra Ômicron
-
OMS: Ômicron pode diminuir eficácia de vacinas contra infecção
“Temos uma chance, mas devemos atuar com rapidez para aumentar as medidas de detecção e prevenção. Os países devem ajustar a resposta contra a Covid-19 e evitar que um aumento nos casos se estenda pela África”, completou.
Moeti lembrou que a Ômicron tem um grande número de mutações (mais de 30) e que as evidências preliminares apontam um maior risco de reinfecção, em comparação com outras variantes de preocupação.
Atualmente, especialistas tentam entender mais sobre a transmissibilidade, a gravidade e o impacto da Ômicron na relação com as vacinas, os testes de diagnósticos e os tratamentos disponíveis.
Veja também
-
Saúde
Por que crianças também precisam fazer exame de colesterol? Entenda
-
Saúde
Pandemia afasta ONU da meta de acabar com a Aids até 2030
-
Saúde
Nigéria confirma que detectou amostras da Ômicron em outubro
Fonte: Saúde R7




