Brasil

Maria e José continuam sendo os nomes mais populares do Brasil, revela IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na última terça-feira (4) que “Maria” foi considerado o nome mais comum entre os brasileiros, com cerca de 12,3 milhões de registros em 2022, representando 6,05% da população. A segunda posição ficou com “José”, que tem aproximadamente 5,2 milhões de habitantes (2,5%). Ambos os nomes já estavam no topo da lista no Censo de 2010.

Além disso, o IBGE lançou um novo site, intitulado “Nomes no Brasil”, que permite aos usuários acessarem informações sobre nomes e sobrenomes mais frequentes, bem como consultar dados por sexo, período de nascimento e localização geográfica.

A pesquisa também trouxe dados pela primeira vez sobre sobrenomes, com “Silva” sendo o mais comum, registrado por cerca de 34 milhões de pessoas, o que equivale a 16,8% da população. O município de Belém de Maria, em Pernambuco, apresenta a maior concentração do sobrenome, com 63,9% de seus moradores se chamando Silva. O sobrenome “Santos” ocupa a segunda posição, com 21,4 milhões de registros (10,5% da população), destacando-se também em Divina Pastora, Sergipe.

O Censo, que teve início em 1º de agosto de 2022, foi atrasado devido à pandemia de COVID-19 e restrições orçamentárias. Fonte:uol

Botão Voltar ao topo