Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai ao tentar fugir

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi detido nesta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai. Ele estava prestes a embarcar para El Salvador após romper sua tornozeleira eletrônica em Santa Catarina, onde reside.
Na semana anterior, Silvinei foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação em uma tentativa de golpe de Estado. Apesar da condenação, a possibilidade de recurso permitiu que o ex-diretor aguardasse em liberdade até então.
O STF revelou que Vasques foi responsável por coordenar ações da polícia que dificultaram o acesso de eleitores considerados adversários ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Além disso, testemunhas afirmaram que ele declarou que era “hora de a PRF tomar um lado”.
Os ministros também mencionaram a “inércia criminosa” de Silvinei em resposta aos bloqueios de estradas ocasionados por manifestantes após as eleições. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, destacou que foi necessário seu comando para que a PRF desobstruísse as rodovias federais, vitais para o transporte de produtos essenciais, como alimentos e medicamentos. Fonte:cnnbrasil




