Saúde

Estenose foraminal leva Xuxa a cirurgia lombar em SP

A apresentadora Xuxa Meneghel, de 62 anos, submeteu-se a uma cirurgia na coluna lombar em São Paulo após enfrentar meses de dor intensa, diagnosticada como estenose foraminal. O procedimento durou cerca de duas horas e, considerado de média complexidade, teve uma recuperação positiva, permitindo que ela deixasse o hospital em apenas dois dias com boa mobilidade e dor controlada.

Com desconforto persistente por oito meses, Xuxa optou por operar para se recuperar completamente antes de sua turnê de despedida, marcada para julho de 2026. A estenose foraminal ocorre quando o forame neural, que é o canal por onde os nervos saem da coluna, se estreita, comprimindo as raízes nervosas. Isso pode resultar em dor, formigamento, dormência e fraqueza muscular.

O desgaste natural do disco intervertebral entre as vértebras L4-L5 foi a causa da compressão nervosa em seu caso, resultando em dor lombar intensa que irradiava principalmente para a perna esquerda. Embora frequentemente associada ao envelhecimento, a condição pode afetar pessoas de diversas idades, sendo que, em casos severos, apenas 17% dos pacientes apresentam sintomas.

O tratamento da estenose foi, em sua maioria, não cirúrgico, incluindo fisioterapia e medicamentos, enquanto a cirurgia é recomendada em situações de dor intensa ou comprometimento neurológico. Fonte:cnnbrasil

Botão Voltar ao topo