Diagnósticos de câncer de próstata avançam no Brasil

Mais da metade dos diagnósticos de câncer de próstata realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2023 foram em estágios avançados da doença. Dentre os 44.660 casos reportados no ano passado, 54% foram identificados nos estágios 3 e 4, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos, comprometendo as possibilidades de um tratamento eficaz.
Esses dados são parte do estudo Câncer de Próstata no Brasil, elaborado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, com base em informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Ministério da Saúde coletadas entre 2022 e 2024. Os especialistas também expressam preocupação com o comportamento de 62% dos homens, que procuram atendimento médico apenas quando a dor se torna intensa, retardando o diagnóstico e comprometendo as chances de cura.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Diante disso, recomenda-se a realização de exames preventivos regulares e consultas médicas anualmente, especialmente para homens a partir dos 50 anos e aqueles com histórico familiar da doença. Detectar o tumor precocemente é fundamental, pois as taxas de cura podem alcançar até 90% nesse estágio inicial. Fonte:bahia




