Consumo excessivo de refrigerantes zero está ligado a riscos de gordura no fígado

O consumo elevado de refrigerantes sem calorias, conhecidos como “refrigerantes zero”, tem sido associado a um aumento no risco de acúmulo de gordura no fígado, segundo pesquisas recentes. Apesar de serem considerados opções mais saudáveis em comparação com as versões tradicionais, esses produtos podem ter implicações negativas à saúde.
Estudos têm mostrado que o uso excessivo de adoçantes artificiais encontrados nestas bebidas pode interferir no metabolismo do corpo, levando a um ganho de peso indesejado e à dificuldade em processar glicose. Essa condição, geralmente benigna, pode evoluir para estaatoses hepáticas, que são acúmulos de gordura nas células do fígado, aumentando o risco de doenças hepáticas fatais.
Os pesquisadores recomendam moderação no consumo de bebidas adoçadas artificialmente e alertam para a crescente popularidade desses produtos, que são frequentemente vistos como alternativas seguras à açúcar. No entanto, a combinação de hábitos alimentares inadequados e a ingestão excessiva de bebidas zero-calorias pode resultar em sérios problemas de saúde.
Conforme a conscientização sobre as implicações à saúde dos refrigerantes zero se espalha, muitos especialistas sugerem uma reavaliação das opções de bebidas e uma ênfase na hidratação natural, como água e chás sem açúcar, para promover um estilo de vida mais saudável. Fonte:exame




