Anvisa determina recolhimento de produtos de limpeza da Ypê por contaminação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quinta-feira, 27, a determinação do recolhimento de lotes de produtos de limpeza da marca Ypê devido à identificação de contaminação microbiológica. A medida foi tomada após análises realizadas pela própria fabricante, a Química Amparo, que detectou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa.
Além do recolhimento, a resolução da Anvisa implica na suspensão da comercialização, distribuição e uso dos lotes afetados. A Química Amparo, em nota enviada à IstoÉ Dinheiro, declarou que a ação se refere a 14 lotes específicos de produtos para lava-roupas e que visa zelar pela segurança dos consumidores. A empresa ressaltou que a decisão da Anvisa é uma medida preventiva e cautelar.
A fabricante comentou que, segundo a avaliação da própria agência, o risco ao consumidor é considerado baixo, considerando o modo normal de uso do produto, que envolve diluição em água e a ausência de contato prolongado com a pele. A Química Amparo já tinha identificado a necessidade da retirada dos lotes do mercado e iniciou sua comunicação oficial por meio de diversos canais da marca. Fonte:istoedinheiro




