Brasil

Amin propõe anistia a condenados pelo 8 de janeiro após veto de Lula

O senador Esperidião Amin (PP-SC) apresentou um projeto que propõe a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro, imediatamente após o veto total ao PL da Dosimetria por parte do presidente Lula, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto. O PL da Dosimetria havia sido aprovado pelo Congresso no final do ano passado e visava a estabelecer critérios mais claros para a aplicação de penas.

Amin, que foi relator do projeto no Senado, argumentou que a “incoerência do veto” justifica uma nova tentativa de negociação. Ao ser indagado se a melhor estratégia para os defensores do projeto não seria focar na derrubada do veto de Lula, Amin respondeu que “uma coisa independe da outra”, sugerindo que a anistia pode ser uma alternativa viável.

Parlamentares da oposição já estão se mobilizando para tentar derrubar o veto do presidente na primeira sessão conjunta de deputados e senadores, que somente ocorrerá após o recesso parlamentar. Ao mesmo tempo, membros da base governista estão estudando maneiras de reverter votos no Senado e assim evitar a reversão da decisão do presidente sobre o PL da Dosimetria. Fonte:sbt

Botão Voltar ao topo