Rádio segue forte: 79% dos brasileiros sintonizam diariamente
Pesquisa aponta que brasileiros dedicam quase 4 horas por dia ao meio

O rádio continua firme no gosto do brasileiro. Segundo a pesquisa Inside Audio 2024, realizada pela Kantar Ibope Media, 79% da população sintoniza no meio, dedicando, em média, 3 horas e 55 minutos diários ao consumo de rádio.
A pesquisa também mostra que o rádio se adaptou ao digital: 38% dos ouvintes afirmam que a possibilidade de escutar rádio online mudou seus hábitos. Além do tradicional AM/FM (78%), o consumo acontece por YouTube (28%), streaming de áudio (12%), aplicativos das emissoras (9%) e até podcasts (6%).
Outro dado relevante é a aceitação da publicidade. 83% dos ouvintes escutam anúncios em rádio e 38% já compraram ou pesquisaram produtos após ouvir propagandas. Isso reforça a força do meio como ferramenta eficaz para marcas e empresas.
O rádio é vivo e imprevisível”, afirma Cleisson Cardoso sobre a força do meio
Mesmo com o avanço das mídias digitais, o rádio segue firme como um dos principais veículos de comunicação do Brasil. Para o radialista e publicitário Cleisson Cardoso (Canabrava FM), a pesquisa que aponta que 79% dos brasileiros ainda escutam rádio diariamente comprova a força e a capacidade de adaptação do meio.
“Desde sua criação, o rádio sempre mostrou uma enorme capacidade de adaptação. Seu grande trunfo é justamente a imprevisibilidade e o fato de ser um meio vivo, em constante movimento”, destaca Cleisson. Ele também ressalta que, mesmo com o crescimento das redes sociais e da internet, o rádio soube evoluir sem perder sua essência. Em relação a nossa região, o rádio ainda tem muito campo para evoluir e aproveitar as novas tecnologias.
Seja no carro, em casa ou pelo celular, o rádio segue adaptado, influente e essencial na rotina dos brasileiros.