Ribeira do Pombal

Animais soltos provocam acidentes e sujeira nas ruas de Ribeira do Pombal

Moradores cobram providências e destacam perigos à segurança pública

Ribeira do Pombal – A prática de criar animais soltos tem se tornado um problema crescente no município, principalmente na região da estrada do povoado Poço e nos bairros Vila Brasil, Senhor da Ascenção e Vila Operária.

De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, o proprietário tem dezenas de animais e sempre criou boiadas de animais nos corredores das fazendas. “Quando acha uma porteira aberta faz a festa. Quando o capim acaba, ele vem com a boiada para as ruas alimentar de gramados e lixo, o gado cagando a cidade toda e causando acidentes. É um absurdo”, desabafa.

Os moradores reclamam da sujeira causada pelos animais e relatam que eles também têm destruído plantas ornamentais nas frentes das residências. Além disso, há relatos de que esses animais já teriam causado acidentes.

Vale destacar que a prática de criar animais soltos em vias públicas é proibida por lei. A Lei Federal nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967, conhecida como Lei de Proteção à Fauna, estabelece que é proibido o abandono de animais silvestres, nativos ou exóticos, em vias públicas ou em propriedades alheias. A lei prevê multa e até detenção para quem descumprir essa norma.

Diante da situação, os moradores cobram providências das autoridades competentes para coibir essa prática e garantir a segurança e o bem-estar da população.

Botão Voltar ao topo