Vacinação contra covid-19 em BH é ampliada para público com 28 anos
Reprodução / Freepik
Belo Horizonte anunciou, nesta sexta-feira (13), a ampliação da vacinação contra a covid-19 para os moradores com 28 anos. Este público recebe a primeira dose do imunizante na próxima terça-feira (17).
A prefeitura também convocou os trabalhadores da educação infantil para receberem a segunda dose da vacina entre quarta (18) e quinta-feira (19). Os moradores com 38 anos que receberam a Coronavac entre 14 e 28 dias atrás vão poder completar o esquema vacinal na sexta-feira (20).
Confira o cronograma atualizado de vacinação em Belo Horizonte:
– 13/08 (sexta-feira): primeira dose para pessoas de 30 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
– 14/08 (sábado): primeira dose para pessoas de 29 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.
– 16/08 (segunda-feira): repescagem da primeira dose para moradores de 31 a 29 anos; repescagem da segunda dose para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e síndrome de Down;
– 17/08 (terça-feira): primeira dose para pessoas com 28 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.
– 18/08 (quarta-feira): segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 59 a 41 anos;
– 19/08 (quinta-feira): segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 40 a 18 anos;
– 20/08 (sexta-feira): segunda dose para pessoas de 38 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o prazo de intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias.
Leia também
-
BH testa agendamento virtual para vacinação contra a covid-19
-
Variante Delta também pode ser transmitida em ambientes abertos
-
Confins (MG) aplica 1ª dose de vacina da covid em todos os adultos
Como se vacinar
Para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. A pessoa não pode ter recebido nenhum imunizante nos últimos 14 dias nem ter tido sintomas da doença nos últimos 30 dias.
Nos dias úteis, a campanha de vacinação vai das 8h às 17h nos postos fixos e extras e das 8h às 16h30 nos pontos de drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos funcionam das 7h30 às 14h e os drive-thrus das 8 às 14h.
A capital também disponibiliza quatro pontos de vacinação que atendem, em dias úteis, até às 20h. Cada público é atendido em locais específicos e a lista atualizada com todos os endereços está disponível no site da prefeitura.
Veja: Estratégia da Prefeitura de BH dificulta escolha da marca de vacina
Repescagem
A prefeitura segue realizando a aplicação da segunda dose do imunizante em pessoas que perderam a data para a qual foram convocadas. A vacinação acontece apenas em postos específicos. Este público tem somente uma semana para procurar uma unidade de Saúde e, caso perca o prazo e não apresente justificativa, deverão aguardar uma nova convocação. A lista dos postos destinados à repescagem está disponível neste link.
Até esta sexta-feira (13), a capital mineira havia recebido 2.904.332 vacinas contra a covid-19, tendo aplicado mais de 2,3 milhões delas. Dos mais de 2,5 milhões de habitantes de Belo Horizonte, 60,5% receberam a primeira dose e 31,3% estão totalmente imunizados.
Confira o avanço da vacinação contra a covid-19 pelo Brasil:
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.
Fonte: Saúde R7