Incidência de casos de covid em BH chega ao menor valor em 8 meses
Reprodução / Pixabay
A incidência de novos casos confirmados da covid-19 em Belo Horizonte chegou, nesta sexta-feira (13), ao menor patamar desde o final de dezembro, segundo os dados divulgados pela prefeitura.
O índice, que leva em conta o acumulado de testes positivos da doença nos últimos 14 dias, alcançou a marca de 141,1 notificações a cada 100 mil habitantes. A última vez que a taxa esteve neste patamar foi na última semana de dezembro, quando variou entre 140 e 150. Entre dezembro de 2020 e agosto deste ano, o índice chegou a superar a marca de 500 casos a cada 100 mil habitantes.
Avanço da vacinação
Um dos motivos que influencia na redução desse indicador é o avanço da imunização na capital mineira. Mais de 60% dos moradores já receberam a primeira dose da vacina e 31% estão completamente imunizados.
O médico infectologista e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Belo Horizonte, Unaí Tupinambás, comemora a queda na incidência, mas afirma que a variante Delta traz muita preocupação.
— Esta redução é muito importante, pois mostra que há uma redução na circulação do vírus. No entanto, o que nos deixa preocupados é a ameaça da Delta e como será o seu comportamento.
Veja também
-
Minas Gerais
Vacinação contra covid-19 em BH é ampliada para público com 28 anos
-
Minas Gerais
Confins (MG) aplica 1ª dose de vacina da covid em todos os adultos
-
Minas Gerais
"Confio 200% na vacina e quem não quer vacinar é burro", diz Kalil
Tupinambás ressalta que o controle na taxa de transmissão da doença (Rt) é uma conquista importante. O índice está abaixo de 1 desde o fim de julho, indicando uma redução na circulação do novo coronavírus. Mesmo assim, o infectologista pede para que a população mantenha todos os cuidados contra a doença.
— Temos que “ajudar” as vacinas a fazerem efeito mais rápido. Quanto menos vírus circulando na cidade, mais rápido sairemos desta crise. Continuem com o uso de máscara, distanciamento social e longe de aglomerações.
Covid-19 em BH
Nas últimas 24 horas, foram registrados oito óbitos e 387 testes positivos para a doença. A capital mineira soma, desde o início da pandemia, 6.396 mortes e 265.349 casos confirmados da doença, além de 256.054 curados e 2.899 pessoas em acompanhamento.
A ocupação dos leitos de terapia intensiva reduziu de 57,4% para 56,6%, enquanto a taxa nas enfermarias passou de 43,5% para 42,8%. A capital mineira possui 274 quartos de UTI e 747 leitos simples disponíveis no momento.
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.
Fonte: Saúde R7