Oito cidades em MG têm todos adultos com a 1ª dose aplicada
Martin Bernetti / AFP – Arquivo
Passados quase sete meses do início da vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais, oito das 853 cidades do Estado estão com todos os moradores com mais de 18 anos atendidos com a primeira dose (veja a lista abaixo).
Os dados são da SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde), atualizados nesta quinta-feira (12).
“O avanço pode estar relacionado ao recebimento de doses para grupos prioritários contemplados até o momento, como aeroportuários, quilombolas e ribeirinhos”, destacou a SES-MG ao afirmar que as injeções são distribuidas proprocionalmente entre os municípios.
Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, é uma destas cidades. Conforme já mostrou a reportagem, a cidade que tem aproximadamente 6.800 habitantes conseguiu acelerar o atendimento com as vacinas que sobraram das doses recebidas para os funcionários do Aeroporto Internacional, que fica no município. Segundo o secretário municipal de saúde, Weslei Denis, quase 2.000 unidades não tiveram procura.
Agora, o gestor aguarda autorização do governo seguir com a imunização dos adolescentes. Por enquanto, a única vacina que pode ser usada em jovens de 12 a 17 anos no Brasil é a da Pfizer.
— Precisamos do respaldo do Estado para que a gente consiga avançar na legalidade e dentro do planejamento, de forma segura.
O Vacinômetro do Governo de Minas Gerais aponta que a dose única ou de reforço foi aplicada em 36,7% dos moradores de Confins com mais de 18 anos. Ainda assim, o secretário Weslei Denis garante que já percebe reflexos da imunização. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 535 casos e 15 mortes causadas pela covid-19.
— Estamos a quase três meses sem registrar óbitos. Entre uma média de 30 testes que fazemos, temos 1 ou 2 positivos.
A média geral de aplicação da primeira vacina em todas as cidades de Minas Gerais está em 51,71%. A do reforço ou dose única está em 22,49%.
Veja a lista das oito cidades que já concluíram aplicação da primeira dose em Minas Gerais:
– Berilo
– Chapada do Norte
– Francisco Badaró
– Matelândia
– Rio Doce
– Confins
– Natércia
– São João das Missões
Veja como anda a vacinação pelo Brasil:
Fonte: Saúde R7