Golpe de entregador gera prejuízo de R$ 650 mil em SP no 1º semestre

Reprodução/Record TV
Um golpe aplicado por entregadores de aplicativo provocou, só em São Paulo, no primeiro semestre deste ano, perdas somadas em R$ 650.000 em valores desviados. Houve um aumento de 136% na quantidade de vítimas em relação ao mesmo período do ano passado. No Rio de Janeiro, o aumento foi de 134%.
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O esquema é rápido e se baseia na suposta cobrança de uma taxa extra no momento da entrega. No pagamento fraudado, valores exorbitantes são roubados do consumidor. Uma vítima chegou a perder R$ 8.500
O funcionário público Mauricio Novaes é uma das vítimas. Foram cerca de quinze minutos de contato com o motoboy na tentativa de pagar a taxa de entrega. O débito, que seria de apenas R$ 6, se transformou em um prejuízo de R$ 8.000.
Ele conta que o entregador mostrava o valor em um celular, dava a maquininha para digitar a senha, e aparecia mensagem de erro na transação. Na abordagem, o motoboy sequer tira o capacete, uma prática comum nesse tipo de crime.
Para aplicar o golpe, um criminoso liga ao consumidor enquanto o pedido está a caminho, se passa por funcionário do aplicativo de entrega e informa que será preciso pagar uma taxa extra.
Na hora do pagamento, o golpe acontece. A maquininha pode estar adulterada, impedindo que os dados fiquem visíveis. É digitado, então, um valor bem acima do combinado. Outra possibilidade é a clonagem do cartão.
Um homem, que prefere não se identificar, também foi vitima. Ele pagaria uma taxa de entrega de R$ 7 e perdeu R$ 8.507.
Para evitar esse tipo de golpe, é recomendado:
– Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
– Nunca entregar o cartão para o entregador;
– Não usar máquina com visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;
– Não passar os seus dados por telefone;
– Desconfiar se o entregador disser que é necessário pagar algum valor extra.
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Fonte: Saúde R7