Brasil recebe 2,5 milhões de vacinas contra Covid e espera mais 2 milhões hoje

O Ministério da Saúde recebeu, entre a noite dessa terça-feira (20) e a manhã desta quarta-feira (21), mais 2,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1 milhão de doses da Pfizer e 1,5 milhão de doses Coronavac. Para esta quarta-feira, está previsto ainda um novo voo com doses da Pfizer, também com 1 milhão de doses. O país também deve receber, no fim do dia, 1 milhão de doses Astrazeneca via Covax Facility. Até o fim do dia, portanto, 4,5 milhões de novos imunizantes devem chegar ao país. Além disso o Ministério da Saúde recebeu 1 milhão de doses Coronavac na segunda-feira.

Ainda não foi divulgado quando essas vacinas serão repassadas aos Estados. Até esta quarta-feira (21), as cidades estão recebendo remessas que chegaram ao governo federal até sexta-feira passada. Minas Gerais, por exemplo, recebeu 841 mil doses de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer na terçca-feira, que estão sendo distribuídas hoje.

Leia também: Prefeitura de BH amplia vacinação para pessoas de 39 e 38 anos

Pfizer

O novo lote da Pfizer com 1,05 milhão de doses desembarcou no país na noite de terça-feira. Este é o 24º lote do imunizante entregue ao Brasil.

Nesta quarta-feira (21), outra carga com a mesma quantidade de doses da vacina chega no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O voo UPS410 decolou às 11h05 – no fuso horário local (por volta de 12h no fuso horário brasileiro) do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, com 1,05 milhão de doses da vacinas ComiRNAty contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A previsão de aterrissagem no Aeroporto de Viracopos é 19h43. 

Excluindo esses dois lotes, ainda faltam 11 milhões de vacinas que a Pfizer prometeu entregar ao Brasil até o fim de julho – praticamente uma remessa por dia.

Coronavac

O Instituto Butantan informou que enviou, na manhã desta quarta-feira (21), lote com 1,5 milhões de doses Coronavac à Saúde. O vice-governador Rodrigo Garcia acompanhou a entrega ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

Na quarta-feira passada (14), o instituto liberou 800 mil doses. Na quinta (15), foram 200 mil e na sexta-feira (16), mais 1 milhão – todas essas já repassadas aos Estados. Nesta segunda-feira (19), também foram entregues 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde.

O Butantan espera entregar mais 5,5 milhões de doses ao PNI até o fim de julho.

Astrazeneca/Covax Facility

Está prevista a chegada de um voo hoje com pouco mais de 1 milhão de doses Astrazeneca ao Brasil pelo consórcio Covax Facility,  iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para países de renda baixa.

Como a previsão de entrega desse imunizante ao país é de 4 milhões de doses até o fim do mês, e 1 milhão já havia sido entregue, espera-se ainda 2 milhões até o dia 31 de julho.

Fonte: O Tempo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo