Autorização para menores viajarem sozinhos poderá ser feita pela internet

A autorização para que pessoas com 16 anos ou menos possam viajar sozinhos no Brasil poderá ser feita pela internet a partir de agosto. Os documentos necessários poderão ser feitos digitalmente, informou o Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade de classe que representa mais de 9 mil notários no país, nesta terça-feira (20).

De acordo com o CNB, pais poderão realizar videoconferências com cartórios para que reconheçam a assinatura exigida para autorização da viagem. Após o procedimento, o estabelecimento gerará um QR Coce que atesta permissão dos pais para o menor viajar, que poderá ser apresentado impresso ou pelo smartphone nos guichês de companhias aéreas.

“O documento online responde às demandas por serviços digitais, facilidade e praticidade que se tornaram ainda mais proeminentes durante a pandemia e evita deslocamentos e gastos adicionais”, pontua a presidente do Colégio Notarial, Giselle Oliveira de Barros. O código gerado pode ser cancelado também pela internet, o que invalidará o QR Code em posse do menor. 

Fonte: O Tempo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo