Câncer: vacina tem bons resultados em pacientes com tumor em estágio avançado
Uma vacina experimental contra o câncer, baseada na tecnologia de mRNA, mostrou resultados positivos em pacientes com a doença em estágio avançado. A pesquisa, realizada pelo King’s College London, será apresentada no congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO 2024), que acontece neste sábado, 14 de setembro, na Espanha.
O tratamento, que utiliza a mesma tecnologia das vacinas contra a Covid-19, é uma imunoterapia voltada para pacientes com câncer de pulmão, melanoma, e outros tumores sólidos. Ao contrário das vacinas convencionais, essa nova abordagem não tem como objetivo a prevenção, mas sim o combate direto ao câncer já diagnosticado.
A vacina prepara o sistema imunológico do paciente para reconhecer e destruir células cancerígenas, além de neutralizar aquelas que poderiam suprimir as defesas do organismo, ajudando a reduzir o risco de retorno da doença. Segundo o pesquisador chefe, Debashis Sarker, o estudo é um “primeiro passo importante” no desenvolvimento de uma nova abordagem de tratamento para pacientes com câncer avançado.
A pesquisa envolveu 19 pacientes que receberam entre uma e nove doses da vacina. Os resultados apresentados até o momento são animadores e podem abrir portas para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra o câncer.
Fonte: Metropoles