Saúde discute protocolos contra nova variante africana da Covid-19
Pixabay
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o número 2 da pasta, disse que as autoridades brasileiras vão se reunir nesta sexta-feira (26) para discutir os protocolos contra a nova variante da Covid-19, a B.1.1.529. A mutação foi identificada pela primeira vez na África do Sul e se propaga rapidamente, segundo os cientistas.
“É uma variante de preocupação. Discutimos isso internamente com os técnicos e vamos discutir ao longo do dia de hoje. Houve de fato uma recomendação para a suspensão dos voos vindos da África do Sul e a recomendação da vacinação de todos os estrangeiros que chegarem ao país”, detalhou o secretário-executivo.
Veja também
-
Brasília
Nova variante: Anvisa recomenda suspensão de voos vindos da África
-
Saúde
MSD pede à Anvisa autorização para uso de pílula anti-Covid
-
Brasília
Covid: Bolsonaro fala em 4ª onda, mas descarta fechar aeroportos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou medidas restritivas para voos e viajantes procedentes de cidades da África do Sul, Botsuana, Eswatini (antiga Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A agência também recomendou quarentena para viajantes brasileiros que estiveram nesses países e sugeriu evitar viagens não essenciais à África.
Nesta quinta-feira (25), o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD, na sigla em inglês) comunicou a descoberta da variante B.1.1.529. Segundo os cientistas, a cepa possui uma “constelação incomum” de mutação e é preocupante, pelo risco de escape da proteção da vacina. Essa possibilidade, no entanto, ainda está sendo investigada. Nos últimos dias, os pesquisadores identificaram 22 casos de Covid a partir da nova cepa.
Leia também
-
Em 15 dias, Pfizer saberá se vacina é eficaz contra nova variante
-
Reino Unido diz que nova variante pode diminuir eficácia de vacinas
-
África do Sul detecta nova variante da Covid-19 com muitas mutações
Fonte: Saúde R7