Eleita nesta quarta, Daniela Borges será a primeira mulher a presidir a OAB-BA
A advogada Daniela Borges, da chapa “União pela Advocacia”, foi eleita a primeira presidente mulher da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (24), no Centro de Convenções, em Salvador, e em 42 endereços distribuídos nas 36 Subseções do interior do estado. A nova Diretoria tomará posse em janeiro de 2022 para liderar a OAB-BA pelos próximos três anos.
A chapa comandada pela advogada eleita conta ainda com a advogada Christianne Gurgel, que assumirá a vice-presidência. Também compõem a Diretoria Esmeralda Oliveira, secretária-geral, Ubirajara Ávila, secretário-geral adjunto, e Hermes Hilarião, tesoureiro.
A vitória foi confirmada antes mesmo da finalização das apurações, quando, somando 4.827 dos votos válidos, Daniela atingiu 46,4% dos votos, margem em que não mais havia possibilidade de reversão. Às 22h20 desta quarta, de acordo com o site oficial de apuração, restam apenas 9 urnas a serem apuradas, do total de 104.
Em Salvador, nas 50 urnas apuradas, 50,09% dos votos computados foram dedicados à chapa vencedora.
Perfil da nova presidente
Advogada tributarista há mais de 20 anos, Daniela é professora titular da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Criada na cidade de Itapetinga, no interior baiano, fez faculdade na UFMG, onde também cursou Mestrado na área Tributária. Na OAB da Bahia desde 2013, durante a primeira gestão de Luiz Viana, foi conselheira seccional e diretora tesoureira. Atualmente, preside a Comissão Nacional da Mulher advogada e é conselheira federal.
Fonte: Correio