SP anuncia nova fase do Projeto S nesta sexta-feira (23)
Divulgação/Instituto Butantan
O Instituto Butantan e o governo do estado de São Paulo anunciam na noite desta sexta-feira (23) uma nova fase do Projeto S, que vacinou em massa 97,9% da população adulta de Serrana (SP) contra a covid-19. O anúncio oficial será às 19h, na Fundação Cultural da cidade.
A partir deste sábado (24) será iniciada a nova etapa da pesquisa que visa entender o impacto da CoronaVac para controlar a pandemia de covid-19 e da transmissão do novo coronavírus.
Veja também
-
São Paulo
Estado de SP terá de vacinar todos os presos contra a covid-19
-
São Paulo
Governo de SP descarta 3ª dose de CoronaVac para população idosa
-
São Paulo
Butantan planeja estudo em Serrana para medir vacinação anual
Nesta fase, o instituto avaliará a imunidade com as duas doses da vacina a longo prazo nos moradores do município do interior paulista.
Os participantes desta etapa devem ser adultos ou idosos e terem sido imunizados por meio do projeto. Nos próximos dias 25, 25 e 31 de julho e 1º de agosto, cada voluntário irá para a escola onde recebeu as doses do imunizante e terá uma amostra de sangue coletada, e será acompanhado ao longo de mais de um ano.
Leia também
-
Médica é exonerada por suspeita de desvio de vacina contra covid-19
-
Estudo: Pfizer é mais eficaz contra Delta com intervalo de 8 semanas
O objetivo da nova fase é estimar e comparar a imunização para o vírus de adultos e idosos na cidade, e avaliar a resposta imune celular e quanto tempo durará a imunidade.
Além disso, a pesquisa pretende observar o processo de envelhecimento do sistema imunológico, e se isso de alguma forma pode afetar a forma como o organismo combate o vírus da covid-19 ao longo do tempo.
Confira a lista das escolas onde haverá a coleta
– EE Jardim das Rosas
– EE Professora Neusa Maria do Bem
– EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França
– EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira
– EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
– EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis
– EE Deputado José Costa
– EMEF Jardim Dom Pedro I
Fonte: Saúde R7