Governo de MG desistirá de Sputnik se não receber as doses neste mês
Majid Asgaripour/WANA via Reuters – 09.02.2021
O Governo de Minas Gerais deve desistir de comprar um lote com 428 mil doses da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V, caso as doses não sejam entregues até o fim deste mês de julho.
A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta sexta-feira (23).
O representante do governo explica que a negociação vai ficar inviável após a data, já que o Estado planeja aplicar a primeira dose em todos os moradores com mais de 18 anos até o mês de setembro. Lotes de vacina que serão doados ao Brasil nas próximas semanas pelos Estados Unidos e pelo Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde.
— Pelo que estou percebendo, quem tem contrato há mais tempo, como o Consórcio do Nordeste [brasileiro], ainda não recebeu a vacina.
Apesar da baixa expectativa em relação ao prazo, Baccheretti garante que as tratativas com o Fundo Soberano Russo, responsável pela venda da vacina do laboratório estatal Gamaleya, não foram encerradas.
Caso o negócio vá adiante, o pagamento pelas vacinas será feito pelo Governo de Minas. Conforme apurado pela reportagem, a transação deve custar R$ 22 milhões.
A gestão do governador Romeu Zema conseguiu uma autorização especial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para importar o medicamento, assim como ocorreu com outros Estados. Em contrapartida, o órgão definiu que a vacina, ainda sem autorização, em todo país só pode ser aplicada em 1% da população mineira.
Fonte: Saúde R7